Unipraias apoia treinamento de cães-guias

Ação é uma parceria com a Escola de Cães-Guias Helen Keller,

Postado em 19 de April de 2021 às 16:02

Categorias: Notícias

Parque Unipraias apoia treinamento de cães-guias para uso de transporte coletivo
Ação é uma parceria com a Escola de Cães-Guias Helen Keller, de Balneário Camboriú (SC).

A Escola de Cães-Guias Helen Keller-ECGHK recebeu apoio do Parque Unipraias para treinar o comportamento dos cães-guias no transporte coletivo, através do empréstimo dos ônibus do parque. O treinamento é realizado no estacionamento do Unipraias e tem objetivo de proporcionar maior autonomia aos cães-guias, para que eles possam, futuramente, auxiliar uma pessoa com deficiência visual em uma situação real no ônibus.???????


???????Durante o treinamento, os cães são submetidos a situações de embarque, deslocamento, parada, localização do assento, abertura/fechamento de portas e desembarque. "Essa parceria com o Parque Unipraias está sendo fundamental para que possamos realizar o treinamento dos cães de forma tranquila, com calma, sem a necessidade de treinar em um transporte viário real", explica Fabiano Pereira, Instrutor e Educador de Mobilidade com Cães-Guias e Responsável Técnico ECGHK. A escola também possui filhotes que, agora, terão a oportunidade de receber esse treinamento, se habituar ao veículo, respeitando as necessidades e o tempo de aprendizado de cada cão.

Para o diretor do Parque Unipraias, Evódio João de Souza, é uma satisfação realizar essa parceria com a Escola Helen Keller. "Assim que recebemos a informação de que a escola precisava de um ônibus para treinamento dos cães, imediatamente colocamos os veículos do Parque Unipraias à disposição. Somos entusiastas desse projeto, pois tratamos a acessibilidade com muita seriedade aqui no parque, tanto nos Bondinhos quanto nas três estações. Esses cães darão a possibilidade de uma locomoção mais segura para aqueles que precisam e saber que fizemos parte disso é uma alegria para toda a equipe", afirma Evódio. 

"Vamos realizar esse treinamento rotineiramente no Parque Unipraias e aproveitar essa oportunidade fantástica para que a pessoa cega, quando receber o cão, possa viver plenamente na sociedade, com os mesmos direitos de ir e vir", conclui Fabiano.


Escola de Cães-Guias Helen Keller

A Escola de Cães-Guias Helen Keller é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em julho de 2000, com sede em Balneário Camboriú-SC. Já entregou dezenas de cães-guias desde a sua fundação e é a primeira escola da América Latina certificada pela Federação Internacional de Cães-guias -IGDF. 

Os deficientes visuais ou com baixa visão recebem o cão-guia gratuitamente. A escola necessita de patrocínios e doações para se manter e continuar com seu trabalho. Interessados em ser parceiros da escola podem entrar em contato pelo site: www.caoguia.org.br ou pelo telefone (47)99712-0986.

www.unipraias.com.br???????


Compartilhe isso: