CABO DOS BONDINHOS DO PARQUE UNIPRAIAS SERÁ SUBSTITUÍDO- Release - Parque Unipraias
MENU

CABO DOS BONDINHOS DO PARQUE UNIPRAIAS SERÁ SUBSTITUÍDO

Na próxima segunda-feira (8), acontece o início da operação de troca do cabo de sustentação e tração dos bondinhos aéreos do Parque Unipraias.

Será a primeira vez que será feita a operação e a substituição por um novo cabo deve levar cerca de duas semanas, com o acompanhamento de um técnico suíço da Fatzer AG (empresa Suíça fabricante e certificadora de cabos 42mm), além da equipe de manutenção do Unipraias, liderada por Gerson Arthur Nowasky e Ivan Roger Nowasky. 

Fazemos anualmente uma análise magnetoscópica e o cabo atual apresenta-se em excelente estado de manutenção e conservação, após 18 anos de uso. Ele poderia tranquilamente ser trocado com até 20 anos de uso ou mais. No entanto, preferimos antecipar porque há todo um planejamento envolvido nesta operação, como a importação do novo cabo, transporte, a substuição e a emenda, processos que demandam tempo, explica o Diretor do Parque Unipraias Camboriú, engenheiro Evódio João de Souza.

Para fazer a troca, o novo cabo será emendado ao antigo, que servirá de guia através das torres e estações. Após passar por todo o trajeto, o cabo deverá ser separado do antigo e feita sua emenda. Durante os dias em que o trabalho estiver sendo realizado, o trânsito sofrerá uma pequena alteração e os veículos devem passar por dentro do estacionamento do Parque Unipraias para seguir da Avenida Brasil até a Avenida Atlântica. Solicitamos esta autorização junto à Prefeitura, pois teremos um guindaste ocupando a Avenida, além dos cabos e da equipe de profissionais, afirma Evódio. Aprovação técnica suíça O Parque Unipraias possui uma política de manutenção e segurança muito bem executada por seus profissionais técnicos. E isso se reafirma a cada nova inspeção realizada pela Fatzer AG. 

Embora as condições climáticas em nossa região sejam muito agressivas, uma vez que estamos muito próximos à maresia do mar, nosso constante trabalho de conservação permite que, não somente o cabo, mas todos os componentes desse sistema funcionem com excelência e segurança por muitos anos, afirma Evódio. O exame realizado pelo técnico é chamado de Teste Magnetoscópico e é feito uma vez ao ano. "Além deste, realizamos uma inspeção visual em toda a extensão do cabo uma vez por semana, além da lubrificação, que é feita uma vez ao mês", diz Ivan Roger Nowasky, Supervisor de Eletro-Mecânica. Cabos de aço de 42mm - como o do Unipraias - tem vida útil de até 25 anos, se receberem correta e constante manutenção.

O cabo dos bondinhos do Unipraias é o mesmo desde sua inauguração, em 1999.

Informações adicionais podem ser obtidas no Unipraias, através do fone (47) 3404-7600. Fotos: Divulgação

Fotos